segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Queda da Águia

Ao longo do tempo, a humanidade viu impérios grandiosos que, após décadas controlando os rumos do mundo, acabaram ruindo. O clube dos líderes decadentes, que conta com uma lista exclusiva de participantes, de Roma ao Império Britânico, está prestes a ganhar um novo sócio: os Estados Unidos da América.

Os EUA não deverão se manter no alto da montanha por muito tempo. Desde quando ganhou da União Soviética a hegemonia sobre o globo que o país não via uma ameaça tão grave de cair do penhasco. A crise, que começou em 2008 e já é passado para seus grandes concorrentes, continua abalando as estruturas americanas. Enquanto Índia, Brasil e, principalmente, China crescem a taxas fantásticas e demonstram confiança para investidores, Washington apresenta dívidas impagáveis e perde a passos largos seu status de potência financeira.

Muito desse cenário deve-se pelo preço alto do imperialismo. Para manter sua liderança, os EUA apostaram em grande parte na força. Os gastos com armamentos e guerras queimando todo o orçamento da nação e desgastou a imagem do país internacionalmente, o que fez com que outros Estados preferissem se relacionar com países mais neutros, como o Brasil.

Entretanto, não necessariamente os EUA irão se tornar um país politicamente medíocre, como aconteceu com alguns ex-impérios, como Portugal. Ao contrário, eles devem se manter uma peça forte no xadrez que é o jogo político internacional ainda no futuro, porém não como rei. A esse papel está reservado o dragão chinês, aquele que fará cair de vez a águia americana.

3 comentários:

  1. ah que lindo, minha sugestão *--*
    Eu sempre amo seus textos, então não tem muito o que falar além do que eu já falei outras vezes, você escreve muito bem breno (e eu vou continuar insistindo pra você mandar pros jornais e revistas) (:
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. parabéns, breno!
    voce escreve muito bem e só sobre temas interessantes... adoro seu blog :)

    ResponderExcluir
  3. Fala Breno!!!! Curti muito seu texto, concordo com vc! Now it´s China, maybe in the next century it will be the arabics, again! The world goes round doesn´t it? Miss U baby!
    Teacher Thalita

    ResponderExcluir