quarta-feira, 20 de julho de 2011

Queridos amigos

Dentre todas as criações do homem ao longo da História, a mais importante de longe foi a amizade. Sem ela, a humanidade não se firmaria e, principalmente, não conheceria o amor.
Uma das funções da amizade é a sobrevivência. Se no começo da História os laços de companheirismo tinham como base o sobreviver da espécie, hoje essa luta pela vida continua, mas de forma mais metafórica. Sem amigos, uma pessoa definharia e entristeceria até seu total esquecimento e, consequentemente, estaria morta em um mundo dos vivos. O homem necessita da aliança com outros para sobreviver, pois não é possível viver e ser feliz sozinho.
O próprio conceito de amor passa pela criação da amizade. Quando falo sobre o amor, eu me refiro ao sentimento puro e fraterno, e não sentido carnal e obscuro que ele tem atualmente. Uma relação entre amigos e as bases familiares não seriam possíveis sem tal sentimento que, de certo modo, faz com que ambas se confundam dependendo do grau de companheirismo. Só um ser frio e diabólico seria capaz de viver sem amor e se orgulhar disso.
A amizade é a maior bênção que os humanos são capazes de ter. Sem ela, a humanidade, caso existisse, seria apenas um conjunto de almas sem coração vagando no marasmo eterno de uma vida sem luz.


2 comentários:

  1. "... a poesia está para a prosa, assim como o amor está para a amizade... e quem há de negar que esta lhe é superior?"... sim, breno, sem amizade, não há amor... e sem amor a vida seria muito chata!
    feliz dia do amigo pra vc! bj

    ResponderExcluir