segunda-feira, 18 de julho de 2011

A verdadeira mágica de Harry Potter

O acender das luzes em cinemas espalhados pelo mundo marcou o fim de um dos maiores ícones culturais do século XXI: a saga Harry Potter. O choro das platéias, junto com os aplausos das multidões, demonstra todo o poder gerado em torno da trama de J.K Rowling que, definitivamente, encantou toda uma geração.
É incrível o fato de um grupo tão grande de pessoas agarrar uma história como símbolo-mor de sua época com orgulho e louvor. O homem tende a buscar na literatura algo que explique a realidade em sua volta ou, nesse caso, uma luz no fim do túnel para sua própria realidade.
A esperança, o que dá o poder de perseverança e otimismo, é a chave fundamental da trama. Em um mundo inescrupuloso e, de certo ponto, sombrio em que vivemos, uma história envolvida pela amizade verdadeira e amor em confronto com a maldade e brutalidade tende a cativar os leitores a ficarem presos na trama e, principalmente, a dar continuidade em suas próprias batalhas contra seus demônios particulares. A mensagem da saga britânica dá as pessoas o que elas sempre buscam para continuar suas vidas.
Outras sagas virão e substituirão Harry Potter no futuro como parte do ciclo de obras culturais, com isso não há dúvidas. Porém, é certeza também que Hogwarts sempre estará com os felizardos que acompanharam a série sempre que precisarem de uma luz contra a escuridão.

3 comentários:

  1. vou recomendar no meu blog quando escrever sobre o filme!

    ResponderExcluir
  2. muito bacana o texto, Breno! Gostei bastante da sua abordagem em relação ao "fenômeno"- os significados e a herança que a série irá deixar a nossa geração.
    "O homem tende a buscar na literatura algo que explique a realidade em sua volta"

    ResponderExcluir