quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Passado Presente


O que é o passado? Para muitas pessoas, apenas lembranças empoeiradas em museus sobre fatos isolados e insignificantes para suas vidas no presente. Entretanto, esse tipo de pensamento está equivocado, já que o homem é dependente do curso do tempo.
Se o passado não fosse relevante, ele não estaria direta e indiretamente intervindo no presente. Grandes privilégios já banalizados e desfrutados atualmente só existem hoje porque ontem alguém lutou a favor deles. Conhecimentos e reflexões ao longo da História foram meticulosamente pensados e adquiridos para melhorar as condições de vida do mundo, entre eles a democracia, originada na Grécia Antiga e atualmente o sistema político dominante no mundo ocidental e a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII e que foi fundamental na criação do modo de vida em que conhecemos atualmente.
Por mais óbvio que isso pareça ser, chega a ser aterrorizante o número de pessoas que negam suas origens e fecham os olhos para os conhecimentos adquiridos por inúmeras gerações antes da nossa. Ao negar o passado, o ser humano acaba iludindo-se com a realidade ao achá-la perfeita e, consequentemente, imutável. Desse modo, a sociedade como um todo regride, pois além de séculos de idéias e avanços serem impiedosamente ignorados, problemas em decorrência do passado também não seriam reconhecidos, desse modo formando um ciclo de erros interminável. Um grande exemplo é a extrema-direita européia, que hoje ganha forças e novos adeptos com ideologias chulas, mas que já foram responsáveis pelos desastres na Segunda Guerra.
Assim, ignorar o passado é ignorar a si mesmo. Ele é fundamental para a vida do homem, porque só pensando no passado é que conseguimos entender o presente e, desse modo, melhorarmos o futuro próximo.

Um comentário:

  1. queria comentar algo mas a unica coisa q eu pensei é que 'ideia' não tem mais acento. nao pode ignorar o presente também né? hahahahaha

    texto bom, só seria mais interessante se você aprofundasse dando destaque ao exemplo desse desprezo com relação ao passado. ele está colocado como uma informação complementar, poderia ter sido mais desenvolvido. e talvez mais um exemplo diversificado, para mostrar a amplitude em que esse desprezo ao passado aparece, teria dado mais consistência ao seu argumento.

    ResponderExcluir